quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Sobre as oito frases mais ouvidas antes da defesa de mestrado

1. Doce ilusão

Frase: “Pensa que você sabe mais do assunto do que qualquer pessoa que estiver ali”

Reflexão: Hm. Oi? Não é bem assim! Como que eu vou saber mais do que três doutores? Talvez eu saiba mais sobre o objeto, sobre o assunto principal. Mas será que vai fazer sentido para eles assim como fez para mim? Medinho.

2. Dias piores virão…

Frase: “Tá ansiosa? Capaz! O pior já passou.”

Reflexão: Hm. Não sei não. Quando eu passei na seleção de Mestrado achei que o pior havia passado, depois de entregar quatro artigos por semestre no primeiro ano do Mestrado eu achei novamente que o pior teria passado. Depois da qualificação eu achei mais uma vez que o pior tinha passado, aí quando eu entreguei a dissertação, isso veio a tona de novo. Então, pela sucessão dos fatos concluo que o fim de uma fase “pior” é só a preparação para outra. Acho que não tem fase fácil no Mestrado.

3. Apoio familiar

Frase: “Mas que nada! Você vai se sair bem, estudou para isso. Se esforçou bastante. A gente tem certeza.”

Reflexão: Tá. Obrigada papai e mamãe, mas a opinião de vocês, embora importantíssima, é suspeita :s

4. Auxílio para ansiedade

Frase: “Ah que ótimo! E já sabe onde vai fazer doutorado?”

Reflexão: Peraí! Eu nem consegui ser Mestre ainda e já me vem com seleção de doutorado? Depois de engatar ensino médio-faculdade-mestrado, preciso de um tempinho!

5. Tolerância zero

Frase: “Mas você está calma, né?”

Reflexão: Ah sim! Por que não estaria?. Quem fica calmo prestes a ter dois anos e uns meses da sua vida avaliados por três pessoas inteligentes que você admira? essa frase parece mas não foi para puxar saco de banca.

6. Seria melhor não ter dito nada

Frase: “Ué!? Você ainda não defendeu?”

Reflexão: É. Ainda não. É, era para ser em Março. Sim, atrasei. Sim, prorroguei. Obrigada por me lembrar disso. Beijonãomeligatchau.

7. O que importa é o título? Eu não acho.

Frase: “Ah, mas rodar tu não vai. Nem deixam ir para banca se o trabalho está ruim.”

Reflexão: Tá. Mas eu não quero passar assim de leve. Quero o máximo, of course.

8. Que se dane defesa, queremos festa 8)

Frase: “Beleza! E onde vai ser a festa?”

Reflexão: Ainda não sei! Mas, seja qual for o resultado, vai ter. Ou para comemorar ou para afogar as mágoas.

Um comentário:

  1. Aiaiai, esse post me desanimou... Imagina como eu me sinto não sendo nem graduada ainda... rs

    ResponderExcluir