quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Os 10 melhores BLOGS editado por policiais

Quem visita este blogue assim como outros do mesmo gênero já deve ter lido sobre a Blogosfera Policial. Ela cresceu, multiplicou-se de tal maneira que hoje é impossível acompanhá-la como até bem pouco tempo atrás. Cada vez mais a realidade das ruas, batalhões e delegacias são transpostas para a sociedade através dos inúmeros sites que surgem, desaparecem e ressuscitam em igual velocidade. Dessa maneira é difícil apontar os melhores, pois amanhã eles poderão já não mais existir ou cair no ostracismo virtual. Ainda assim, inspirado pelo Lista 10 (blogue que publica “as melhores e piores listas do mundo”, obviamente rankeadas em 10 posições), resolvi criar uma lista com os dez melhores blogues policiais, em minha singela opinião.

1 – Abordagem Policial (www.abordagempolicial.com)

Sem dúvidas, o melhor quando se trata de analisar as ações policiais mundo afora assim como debater acerca das políticas de segurança pública. Comentários que tentam passar o máximo de impassionalidade possível, primando por observações técnicas, muito embora suas opiniões sejam um tanto otimistas diferentes do que costumamos encontrar nos noticiários, além de informações sobre todos os concursos para o ingresso nas polícias brasileiras.

2 – Universo Policial (www.universopolicial.com)

Com proposta semelhante do Abordagem Policial, ele contém informações técnicas, jurídicas e porque não “empíricas” de grande valia para os policiais que estão diariamente no combate à criminalidade. Com certeza, suas postagens ensinam mais do que muitos cursos de formação ministrados pelas polícias. Destaque para a sessão Histórias Policiais, que nos permite ter uma pequena noção do que é ser policial militar.

3 – Capitão Mano (www.capitaomano.blogspot.com)

Responsável por uma verdadeira revolução na Polícia Militar de Sergipe (PMSE), o Capitão Mano desencandeou a maneira mais inteligente de reivindicação: o Movimento Polícia Legal (MPL), que ensinou para os militares que diante do impedimento constitucional de realizar greve o melhor era fazer o inverso. Trabalhar (e muito!) exigindo sempre o cumprimento das Leis (acredite, não é normal). Mesmo depois de conseguir um reajuste salarial satisfatório, o blogue segue com suas publicações ácidas (e anônimas) expondo as vísceras e todas as mazelas corporativas.

4 – Diário de um PM (www.diariodeumpm.net)

Auto crítica: pioneiro nesse meio e talvez por isso ainda consiga destaque entre tantos outros excelentes blogues, o DPM tem sentido a falta das postagens de seu criador (outros nem perceberam que ele não escreve mais). Embora a firmação de uma parceria entre um praça e oficial dividindo o mesmo espaço democraticamente tenha sido benéfica, o blogue tem pecado pela irregularidade nas suas publicações. Entretanto, os assuntos abordados estão cada vez mais diversificados, alguns inclusive saindo da temática policial. Algum diferencial? Acho que somente a maneira de escrever que tenta ser a mais espontânea possível, como se estivéssemos escrevendo em um diário (e não estamos?).

5 – Sargento Lago (www.sargentolago.blogspot.com)

Apesar do título, o blogue é escrito por um sub tenente da PMESP já na reserva – porém ativo nos palcos e na blogosfera. O “sargento” agora é nome artístico. Entre os blogues policiais com certeza esse é o mais descontraído, pois fala da dura realidade de maneira “cantada”. Sim, o autor se mostra talentoso para compor e tocar músicas sobre o cotidiano policial e é claro que também vale a pena acompanhar suas lúcidas reflexões (a voz da experiência) . Quem quiser conferir seus trabalhos pode baixar os discos no mesmo endereço e se alguém quiser contratá-lo para algum evento é só anotar o número no site promocional: www.sargentolago.com.br.

6 – Depoimento Anônimo (www.depoimento-anonimo.blogspot.com)

Aparentemente ele é produzido por um escrivão de polícia de alguma delegacia dessas pequenas cidades do Brasil. Como ele mesmo anuncia, o espaço narra depoimentos, contos e confusões que acontecem dentro de uma não tão pacata Delegacia Policial. Cá pra nós… É tanta coisa surreal que quem não for da área, duvidará se as histórias realmente aconteceram (eu acredito). Verdade ou não, só sei que vale a pena o clique e ler todas as peripércias desse nobre operário da segurança pública. Textos bem escritos e divertidos – apesar de trágicos.

7 – Soldado PI (www.soldadopi.stive.com.br)

Mais uma voz anônima que busca a melhoria da Polícia Militar, particularmente em seu Estado – Piauí (PI). Alguns posts são cópias de artigos de outros autores, mas tudo relacionado à polícia. Normalmente, ao final pequenos comentários expondo seu ponto de vista. Orgulhosos de sua profissão, o espaço é destinado a todos que sonham com uma instituição mais justa.

8 – Praças da PMERJ (www.pracasdapmerj.blogspot.com)

Quem acha que todo policial é corrupto e também acredita que praças – especialmente os soldados – são pessoas alienadas, meros peões que cumprem ordens cegamente, sem capacidade de refletir sobre suas ações, deve conhecer esse blogue. Com certeza mudará de opinião. Nele encontramos o ponto de vista de quem está na ponta da lança da PM e consequentemente quem mais sofre com os descasos do Estado.

9 – Capitão Luiz Alexandre (www.capitaoluizalexandre.blogspot.com)

Você gostaria de saber como surgiu a PMERJ? Nele você encontrará um excelente trabalho de pesquisa realizado pelo oficial autor do blogue. Claro que não é só isso que está disposto nesse espaço, tem também a já conhecida (e nunca excessiva) discussão sobre segurança pública, com críticas e/ou elogios a quem mereça recebê-los. E ele não é apenas mais um nesse meio, ele foi eleito pelo júri popular o número 1 no TopBlogs na categoria Política.

10 – PM Utopia (www.pmutopia.stive.com.br)

Outro do Rio de Janeiro (que concentra a maioria dos blogues). O nome é sugestivo. Talvez uma polícia ideal nunca seja alcançada, no entanto é possível sonhar lutar para que cheguemos o mais perto disso. Em suas publicações o autor demonstra esperança nessa mudança corporativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário