sexta-feira, 26 de março de 2010

Será intimidação? Policial blogueiro responderá sindicância

Fonte: Diario de um PM
25 Março 2010

Foi com surpresa que fiquei sabendo que o Cabo Heronides da PMRN, por causa de seu blogue, responderá a uma sindicância instaurada no 8º BPM – situado na cidade de Nova Cruz-RN.

A informação ainda é extra-oficial, mas acredita-se que o motivo que gerou esse procedimento tenha sido algum comentário ofensivo em uma das colunas do blogue: o “Mural dos Policiais“. O problema é que quem deixou a mensagem (que o cabo ainda não sabe qual foi o comentário em questão) não se identificou, nem tampouco utilizou do anonimato. Ao que parece, fez pior. Fingiu ser outra pessoa e obviamente que isso trouxe transtornos ao verdadeiro policial e por tabela ao responsável pelo site.

Afirmo sem medo de errar que o blogue do Cabo Heronides é a principal fonte de informação do policial militar do Rio Grande do Norte, até mesmo pelo vínculo que o referido cabo tem com a Associação de Cabos e Soldados do RN. Com toda certeza, ele é uma unanimidade na tropa potiguar justamente por publicar assuntos do interesse policial, além de permitir postagens e comentários dos colegas (inclusive muitas denúncias de desrespeito do Estado com os policiais). É inegável a sua contribuição para o esclarecimento do policial, averiguar as irregularidades e principalmente lutar pela dignidade dos trabalhadores em segurança pública. Talvez por isso já comece a incomodar.

Muita gente confunde liberdade com libertinagem, isso em todas as esferas. Com o direito de expressão não é diferente. Erroneamente as pessoas acreditam que o direito universal que todos nós temos de manifestar livremente nossas opiniões nos permite ofender outros ou inventar histórias que possam denegrir outrem. Passar-se por outra pessoa então é algo abominável (além de ser crime). Caso esse seja o motivo da sindicância, espero que tudo seja devidamente apurado e o responsável punido de acordo com a Lei. Essa também é a opinião do cabo, que em sua postagem sobre o fato demonstrou serenidade (embora esteja chateado) para lidar com a situação.

“O blog com o meu nome mostra que nós policiais temos o direito a liberdade de expressão e opinião de forma responsável, como assegura a nossa Constituição Federal. Antes de sermos policiais militares todos nós somos cidadãos brasileiros, e nenhum estatuto irá tirar o nosso direito constitucional.

A culpa de responder esta sindicância é toda minha, pois defendi e sempre defenderei a liberdade de pensamento, acreditando em todos para o crescimento da nossa instituição e da nossa categoria. E por não gostar de delimitar regras, combatendo sempre a proibição e a exclusão desnecessária e autoritária”.

Contudo, não posso ignorar que esse fato possa vir a ser uma tentativa de intimidar o trabalho realizado até então pelo Cabo Heronides. A breve história da blogosfera policial demonstra que as instituições ainda buscam a maturidade para lidar com a liberdade da informação e controlar as crises geradas por denúncias ou críticas. Muitas ainda preferem a mordaça ao invés de interagir e buscar melhorias em sintonia com a sociedade. Esse processo de interação social está apenas engatinhando, por isso MINHA desconfiança de que isso seja apenas um pretexto.

Resta aguardar o desenrolar da história, já que emitir mais opinões sobre esse fato sem o devido conhecimento do que está acontecendo é perigoso, pois corro o risco de cometer injustiças e até mesmo confundir liberdade com libertinagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário